A área de estudos e atuação intitulada Psicopedagógica, vem atender à necessidade de uma abordagem transdisciplinar na busca de soluções para as causas das dificuldades de aprendizagem, situando-se numa zona de intersecção entre a Psicologia e Pedagogia.
O estudante, enquanto ser principal no processo educativo, vê-se confrontado no percursos universitário, com um conjunto de desafios e obstáculos inerentes a esta etapa de transição para a vida profissional. Por essa razão, o Núcleo de Apoio Psicopedagógico se propõe realizar um trabalho amplo, procurando construir um espaço de identificação daquelas dificuldades, sejam de ordem institucional ou pessoal do discente, para lhe possibilitar ultrapassar de forma eficaz as tarefas resultantes da vida acadêmica. No atendimento são acolhidas situações onde o processo de aprendizagem pode ser maximizado, através da re-significação das interações do aluno com seus grupos, com a família e com a Faculdade.
O trabalho do Núcleo deve estar em consonância com os propósitos da Instituição de Ensino quanto a “formar profissionais para o mercado de trabalho, com elevado padrão de qualidade” visto que a reconstrução da identidade e descoberta de potencialidades dos alunos, resulta no seu reconhecimento como pessoa integrada, cognitiva e emocionalmente, o que possibilitará um equilíbrio no processo de sua formação profissional. O Núcleo que integra a Coordenação Acadêmica, deve constituir um espaço aberto a todos, alunos, professores e pais, sempre que se perceber que o aluno precisa de apoio na resolução de problemas no processo ensino – aprendizagem e emocionais.
O Núcleo constitui um espaço por excelência de contato e debate, com um Psicólogo, em segurança e num contexto de confidencialidade. O serviço é mantido gratuitamente pela Faculdade e, a partir do acolhimento e queixa inicial do aluno ou do professor, o psicólogo deverá orientar de acordo com a necessidade do usuário e ou encaminhar questões à coordenação acadêmica para resolução de problemas dessa ordem. O atendimento poderá ser individualizado ou em grupo.
A demanda poderá ser espontânea ou encaminhada pelos dirigentes e ou docentes da faculdade. Os encaminhamentos para psicoterapias, quando ocorrerem, são direcionados para Clínicas – Escolas de faculdades e Postos de Saúde que contemplem atendimento psicoterapêutico, de modo a não acarretar custos ou configurá-los apenas simbólicos para o usuário. A Faculdade poderá optar por manter convênios com Clínicas Psicológicas situadas na região metropolitana do Recife, a seu critério, como forma de possibilitar ao aluno, a escolha do tipo de atendimento de sua preferência.
Os atendimentos serão realizados em pré-aula ou durante o expediente da Faculdade em local específico e divulgados semestralmente aos alunos. Cada sessão de apoio deve durar no máximo uma hora, realizadas com regularidade ou não, de acordo com a especificidade de cada área de intervenção em que se enquadre.
O serviço de apoio deve contribuir para a melhoria das relações dos alunos e professores com a academia, despertando-lhes para a importância da sua participação no processo ensino-aprendizagem, bem como do equilíbrio intra-psíquico e desenvolvimento de competências individuais para a excelência profissional . O NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO desenvolverá instrumentos de controle de atendimento, para posicionar a UNISÃOMIGUEL sobre a demanda existente e possíveis soluções que poderão ser adotadas para que se alcance os objetivos propostos.
RESPONSÁVEL PELO NÚCLEO
Angela Barros – Psicóloga
CRP -02/6183
Coordenadora: Ângela Barros
E-mail: nace@unisaomiguel.edu.br
Atendimento:
Unidade Boa Vista:
Terça-feira: Manhã e Tarde – 10h às 14h
Sexta-feira: Noite – 18h às 10h