Núcleo Psicopedagógico

NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO

A área de estudos e atuação intitulada Psicopedagógica, vem atender à necessidade de uma abordagem transdisciplinar na busca de soluções para as causas das dificuldades de aprendizagem, situando-se numa zona de intersecção entre a Psicologia e Pedagogia.

O estudante, enquanto ser principal no processo educativo, vê-se confrontado no percursos universitário, com um conjunto de desafios e obstáculos inerentes a esta etapa de transição para a vida profissional. Por essa razão, o Núcleo de Apoio Psicopedagógico se propõe realizar um trabalho amplo, procurando construir um espaço de identificação daquelas dificuldades, sejam de ordem institucional ou pessoal do discente, para lhe possibilitar ultrapassar de forma eficaz as tarefas resultantes da vida acadêmica. No atendimento são acolhidas situações onde o processo de aprendizagem pode ser maximizado, através da re-significação das interações do aluno com seus grupos, com a família e com a Faculdade.

O trabalho do Núcleo deve estar em consonância com os propósitos da Instituição de Ensino quanto a “formar profissionais para o mercado de trabalho, com elevado padrão de qualidade” visto que a reconstrução da identidade e descoberta de potencialidades dos alunos, resulta no seu reconhecimento como pessoa integrada, cognitiva e emocionalmente, o que possibilitará um equilíbrio no processo de sua formação profissional. O Núcleo que integra a Coordenação Acadêmica, deve constituir um espaço aberto a todos, alunos, professores e pais, sempre que se perceber que o aluno precisa de apoio na resolução de problemas no processo ensino - aprendizagem e emocionais.

OBJETIVOS DO APOIO PSICOPEDAGÓGICO:

  • Atender as demandas dos alunos da UNISÃOMIGUEL, buscando soluções para problemas presentes nas relações do processo ensino-aprendizagem;
  • Avaliar as situações relacionadas com problemas e dificuldades de aprendizagem;
  • Promover a elevação da auto-estima do aluno, da auto-confiança e maturidade necessárias à auto-regulação do processo ensino-aprendizagem, fazendo-o perceber suas potencialidades;
  • Auxiliar na recuperação de seus processos internos de apreensão da realidade nos aspectos cognitivo, afetivo-emocional e dos conteúdos acadêmicos;
  • Despertar o potencial criativo, cooperativo e motivacional dos alunos da Instituição, durante o tempo em que permanecerem na Faculdade;
  • Apoiar o estabelecimento de relações de convívio salutar no ambiente acadêmico, oportunizando o desenvolvimento de soluções através de ações participativas no processo ensino-aprendizagem;
  • Atender e encaminhar a psicoterapias em outras instituições, alunos e ou seus familiares, bem como professores que necessitem destes serviços, através da indicação de clínicas-escolas ou Postos da rede estadual e municipal e outros serviços de saúde;
  • Subsidiar a gestão universitária da UNISÃOMIGUEL sobre a adoção de medidas administrativas e ou realização de eventos que contribuam para a solução de problemas pertinentes a relação ensino – aprendizagem e potencializem valores e competências discentes e docentes.

ATIVIDADES DO NÚCLEO:

  • Acolhimento do novo aluno e do novo professor (diferenciando da aula inaugural, com a contribuição de representantes do administrativo e das coordenações – manuais do aluno e do professor, aspectos legais relativos ao Reg. Interno, freqüência, relação professor-aluno, avaliações, entre outros.)
  • Apoio psicopedagógico a alunos e professores, objetivando a intervenção nas dificuldades referentes ao processo educativo, através do debate sobre a condução didático-metodológica, a relação professor-aluno ou a relação interpessoal entre colegas;
  • Encaminhamento de alunos a Psicólogos e clínicas-escolas quando diagnosticada a necessidade de acompanhamento psicoterapêutico prolongado (problemas de ordem afetiva, luto, isolamento social, desenraizamento geográfico, transição para o ensino superior, ansiedade, depressão, pânico, entre outros);
  • Orientação aos pais e ou docentes envolvidos no processo de re-significação da aprendizagem;
  • Contribuição para o aumento do nível de informação sobre meios e recursos á disposição do estudante, quer ao nível da comunidade universitária, quer no aspecto da sociedade civil e em geral;
  • Implementação de um Programa de Instrumentalização de Competências Pessoais, através criação e participação dos alunos em oficinas didáticas e de criatividade (temas previstos: administração do tempo, linguagem, interpretação de textos, escolhas profissionais, entre outros);
  • Implementação de palestras, análises fílmicas e debates para desenvolver no aluno posturas pró-ativas que favorecem o encontro consigo mesmo, bem como o estabelecimento de metas, propósitos de vida e definição de objetivos profissionais.(temas previstos: Princípios éticos, importância da família na busca da auto-realização, Saúde Mental e Trabalho, entre outros);

CARACTERÍSTICAS DO APOIO PSICOPEDAGÓGICO:

O Núcleo constitui um espaço por excelência de contato e debate, com um Psicólogo, em segurança e num contexto de confidencialidade. O serviço é mantido gratuitamente pela Faculdade e, a partir do acolhimento e queixa inicial do aluno ou do professor, o psicólogo deverá orientar de acordo com a necessidade do usuário e ou encaminhar questões à coordenação acadêmica para resolução de problemas dessa ordem. O atendimento poderá ser individualizado ou em grupo.

A demanda poderá ser espontânea ou encaminhada pelos dirigentes e ou docentes da faculdade. Os encaminhamentos para psicoterapias, quando ocorrerem, são direcionados para Clínicas – Escolas de faculdades e Postos de Saúde que contemplem atendimento psicoterapêutico, de modo a não acarretar custos ou configurá-los apenas simbólicos para o usuário. A Faculdade poderá optar por manter convênios com Clínicas Psicológicas situadas na região metropolitana do Recife, a seu critério, como forma de possibilitar ao aluno, a escolha do tipo de atendimento de sua preferência.

Os atendimentos serão realizados em pré-aula ou durante o expediente da Faculdade em local específico e divulgados semestralmente aos alunos. Cada sessão de apoio deve durar no máximo uma hora, realizadas com regularidade ou não, de acordo com a especificidade de cada área de intervenção em que se enquadre.

O serviço de apoio deve contribuir para a melhoria das relações dos alunos e professores com a academia, despertando-lhes para a importância da sua participação no processo ensino-aprendizagem, bem como do equilíbrio intra-psíquico e desenvolvimento de competências individuais para a excelência profissional . O NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO desenvolverá instrumentos de controle de atendimento, para posicionar a UNISÃOMIGUEL sobre a demanda existente e possíveis soluções que poderão ser adotadas para que se alcance os objetivos propostos.

RESPONSÁVEL PELO NÚCLEO
Angela Barros – Psicóloga
CRP -02/6183

Coordenadora: Ângela Barros
E-mail: nace@unisaomiguel.edu.br
Atendimento:

Unidade Boa Vista:
Terça-feira: Manhã e Tarde – 10h às 14h
Sexta-feira: Noite – 18h às 10h


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